Glitter Words

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

UM BOM COMEÇO.

EDUCAÇÃO INFANTIL
Um bom começo

Seis elementos que um bom berçário deve oferecer para que os bebês tenham experiências significativas.
Um ambiente limpo, acolhedor e livre de perigos ajuda os pequenos a desenvolver a autonomia e as diversas linguagens.
Berçário: lugar seguro e educativo. Ilustração Bruno Algarve
Espaços diversificados




Espaços diversificados para a criança repousar, brincar, se alimentar e ter contato com outras crianças. A ideia de confinamento e tranqüilidade absoluta é ultrapassada. Apenas o local de repouso deve ser resguardado, na medida do possível, para que a criança possa descansar com sossego. O refeitório deve ser separado e muito bem limpo. Além disso, um pátio onde as crianças possam brincar ao ar livre é bem-vindo.
Brinquedos adequados

Brinquedos adequados para a faixa etária. De preferência, materiais que desafiem a criança, fazendo-a avançar o desenvolvimento em suas aprendizagens.
Socialização



O bebê aprende quando interage com adultos e outras crianças de sua idade e mais velhas. 

Educadores treinados
Educadores preparados, com formação específica para a faixa etária, que conversem com as crianças, interajam com elas e saibam, também, realizar os cuidados básicos com higiene e alimentação. É recomendado que o professor chame cada criança pelo nome desde cedo, para que se crie a noção de indivíduo. 
Ambiente acolhedor

Ambiente arejado e seguro. O ideal é que haja iluminação natural e decoração atraente, mas que não chegue a ser poluída. Um ambiente bonito é mais acolhedor e estimulante. No chão, barras próximas às paredes, almofadas e rolos ajudam as crianças a se movimentarem. Tomadas e fios elétricos devem ficar fora do alcance dos pequenos. A presença de espelhos é importante para a construção da identidade. Cuidados com a higienização de todas as áreas são fundamentais.


Pais presentes

Bom relacionamento com os pais. Deve haver um canal aberto de comunicação entre pais e educadores, que podem compartilhar experiências sobre a criança. Quanto mais a criança for conhecida pelos dois lados envolvidos, melhor.
Fonte: www.escolakids.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Muito obrigada pelo comentário! Volte sempre!

Músicas

Assinatura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...